Carreira alternativa fora da sua área de formação: como construir?
- MS Melhor
- 16 de jan. de 2018
- 3 min de leitura
Engenheiros trabalhando com vendas, farmacêuticos no marketing, veterinários na administração, publicitários na logística e por aí vai… Cada vez mais, a sua formação deixa de ser um fator restritivo na hora de buscar espaço no mercado, que dá mais e mais lugares para uma carreira alternativa.

Hoje estamos vivendo o que apelidamos de “a era do talento”. Nela, a busca não é somente por profissionais que tenham conhecimento técnico ou experiências em determinada área, mas sim por pessoas motivadas, dispostas a aprender, e que tragam novas ideias e soluções para problemas.
Por um lado, poder trabalhar em qualquer área de atuação é incrível, principalmente para as pessoas que se formaram em um curso, mas perceberam que não queriam trabalhar com aquilo. Por outro lado, o seu leque de oportunidades aumenta absurdamente e muita gente pode se perder nesse momento, já que várias perguntas surgem na sua cabeça:
O que buscar?
O que tem minha cara?
A empresa escolhe por mim?
A escolha é sua: defina um caminho
Você tem muitas opções, mas isso não significa que você não precisa escolher. Busque entender que tipos de rotina, atividades e dinâmica de trabalho têm a sua cara. Mais do que isso, explore também o seu perfil:
O que você gosta de fazer?
O que tem facilidade em fazer?
O que faz você se desmotivar rapidamente?
Quais são as suas competências?
As pessoas te reconhecem pelo quê?
Em qual área de atuação você usaria suas competências?
Conversamos com a Thaís Malatesta, da Stone, para entender como ela construiu uma carreira em áreas como Relacionamento com o Cliente e Operações, apesar de ser formada em Engenharia Química e pós-graduada em Petróleo e Gás.
“Já passei por algumas áreas dentro da Stone: em 2014, trabalhei no Relacionamento com o Cliente. Em 2015 e 2016, trabalhei com antecipação de recebíveis e, atualmente, estou trabalhando com controle de operações financeiras!”
Mas como essa escolha aconteceu? De acordo com Thaís, a escolha sempre acabou saindo de suas mãos. “Nunca escolhi uma área, sempre a área me escolheu. É mais ou menos assim que as coisas acontecem por aqui. O importante é topar um novo desafio e aprendizado entrando com o seu melhor. Com isso, a entrega é certa e o resto vem”.
O valor da sua formação e experiências em uma carreira alternativa
Se você está buscando uma vaga fora da sua área de atuação, provavelmente não terá experiência no ramo. Isso não é um problema, mas é necessário identificar competências que podem ser úteis na sua trajetória e experiências.
O que você já fez até hoje?
Que competências desenvolveu?
O que descobriu sobre você?
Como isso pode ser uma vantagem para a área que está buscando?!
Mais que isso, é essencial estar disposto(a) a aprender, correr atrás, conversar com as pessoas e buscar qualificação para as suas responsabilidades.
“Mais importante que saber um assunto, é estar disponível para aprender”, explica Thaís. “Na Stone, temos uma vantagem grande, que quando olhamos para o lado tem muita gente melhor que a gente querendo ajudar. Então, é só você estar com sede de aprendizado que tudo fica mais fácil. Erros são vistos como um processo da entrega e do sucesso, o que torna as coisas mais leves.”
Cada pessoa tem seus talentos, conhecimentos e motivações. Mesmo em uma área nova, levar seus talentos para promover uma mudança é o que faz a diferença:
“Meu papel na área em que entrei este ano era parecido com arrumar uma casa. O time precisava de um melhor direcionamento, mais conexão com a cultura da empresa, metas e entregas. Faltava um pouco mais de foco no resultado e menos tempo gasto apagando incêndio. Acho que estamos conseguindo. ”
A ‘era dos talentos’ te dá liberdade para crescer e aparecer nas áreas que você mais gosta. Por isso, reflita sobre a sua história, busque conhecer as suas reais motivações e não se esqueça de que seus talentos sempre se sobrepõem a qualquer técnica. E aí, em qual área você deseja trabalhar?
Jéssica Lopes Seja Trainee
Originalmente publicado em: https://blog.stone.com.br/carreira-alternativa-seja-trainee/
Comments